O que é: Query String

O que é Query String?

Impressão gráfica que promove sua marca com elegância e profissionalismo.

A Query String é um termo utilizado na programação web para se referir à parte de uma URL que contém informações adicionais que são enviadas para o servidor. Essas informações são geralmente utilizadas para realizar consultas ou filtrar resultados em um sistema web. A Query String é composta por uma sequência de pares chave-valor, separados por um sinal de igual (=) e conectados por um sinal de ampersand (&).

Como funciona a Query String?

Para entender melhor como a Query String funciona, vamos analisar um exemplo prático. Suponha que você esteja navegando em um site de comércio eletrônico e queira pesquisar por um produto específico, como um smartphone. Ao digitar a palavra-chave “smartphone” na barra de pesquisa e pressionar Enter, o navegador irá enviar uma requisição para o servidor contendo a URL da página de resultados de busca, juntamente com a Query String contendo a informação da pesquisa.

A URL da página de resultados de busca pode ser algo como: www.exemplo.com/busca. Já a Query String seria adicionada ao final da URL, após o símbolo de interrogação (?), e poderia ser algo como: www.exemplo.com/busca?palavra-chave=smartphone.

Principais componentes da Query String

Agora que entendemos o conceito básico da Query String, vamos analisar os principais componentes que a compõem:

1. Chave

A chave é o nome que identifica o valor associado na Query String. No exemplo anterior, a chave seria “palavra-chave”. É importante que a chave seja única e descritiva, para evitar conflitos e facilitar a compreensão do código.

2. Valor

O valor é a informação associada à chave na Query String. No exemplo anterior, o valor seria “smartphone”. O valor pode ser qualquer tipo de dado, como uma palavra, número, data, entre outros.

3. Sinal de igual (=)

O sinal de igual é utilizado para separar a chave do valor na Query String. Ele indica que o valor seguinte está associado à chave anterior. Sem o sinal de igual, a Query String não teria sentido.

4. Sinal de ampersand (&)

O sinal de ampersand é utilizado para separar os diferentes pares chave-valor na Query String. Ele indica que um novo par chave-valor está sendo adicionado à URL. Sem o sinal de ampersand, a Query String seria interpretada como uma única chave-valor.

Utilização da Query String

A Query String é amplamente utilizada na programação web para diversas finalidades. Alguns exemplos de uso são:

1. Filtros de busca

Em sistemas de busca, a Query String é utilizada para enviar os parâmetros de pesquisa para o servidor. Por exemplo, ao pesquisar por um produto em um site de compras, a Query String pode conter informações como a palavra-chave, categoria, preço máximo, entre outros filtros.

2. Paginação

Em sistemas que exibem uma grande quantidade de informações divididas em várias páginas, a Query String é utilizada para indicar a página atual e o número de itens por página. Por exemplo, ao navegar pelos resultados de uma busca, a Query String pode conter informações como a página atual e a quantidade de itens a serem exibidos.

Destaque-se da concorrência com a nossa impressão gráfica de alto padrão.

3. Personalização de conteúdo

A Query String também pode ser utilizada para personalizar o conteúdo de uma página de acordo com as preferências do usuário. Por exemplo, ao acessar um site de notícias, a Query String pode conter informações como o idioma, a região geográfica ou as categorias de interesse do usuário.

4. Rastreamento de campanhas

Em campanhas de marketing digital, a Query String é utilizada para rastrear a origem do tráfego. Por exemplo, ao divulgar um link em diferentes canais, a Query String pode conter informações como a fonte, o meio e o nome da campanha, permitindo analisar a efetividade de cada canal de divulgação.

Considerações finais

A Query String é uma ferramenta poderosa na programação web, que permite enviar informações adicionais para o servidor de forma simples e eficiente. Compreender o seu funcionamento e saber utilizá-la corretamente pode contribuir para o desenvolvimento de sistemas mais robustos e personalizados. Portanto, ao desenvolver aplicações web, é importante considerar a utilização da Query String como uma opção para melhorar a experiência do usuário e otimizar os resultados obtidos.

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Politicas de Privacidade Casa da Mídia

A Casa da Mídia, agência brasileira de comunicação e marketing direto oferece seus serviços, desenvolvendo suas ações de planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias e ações estratégicas de comunicação com base em sua política de privacidade. Desta forma, mantém a integridade e segurança de suas ações, informações e uma relação ética com usuários, clientes e terceiros.

Site Casa da Mídia
Todo o conteúdo disponibilizado no site Casa da Mídia, incluindo textos, imagens, símbolos, vídeos, etc., é propriedade exclusiva da Casa da Mídia sendo protegidas pelas leis de propriedade intelectual. É de responsabilidade desta empresa também respeitar as leis de propriedade intelectual, disponibilizando quaisquer informações e materiais de acordo com a legislação em vigor.

a. Utilização das informações do site: é vetado ao usuário do site Casa da Mídia seja cadastrado ou não, copiar, distribuir, disponibilizar, modificar, reproduzir ou utilizar de qualquer forma as informações e conteúdo disponibilizado no site, se não para consulta e acesso aos produtos e serviços disponibilizados para uso exclusivo ao cliente dentro dos termos de utilização e segurança estabelecidos. Tão pouco é permitido vender tais informações e produtos a que tiver acesso.

b. Informações, atualização e funcionamento: é de responsabilidade da Casa da Mídia realizar a manutenção do site www.casadamidia.com, mantendo o mesmo atualizado com informações corretas e em funcionamento. Em caso de erros e falhas técnicas, os mesmos serão checados e deverão ser corrigidos dentro de um período necessário de manutenção a ser comunicado pela empresa, caso for solicitado por algum usuário. A Casa da Mídia não se responsabiliza por erros de funcionamento do site por motivos externos ao controle da própria empresa.

c. Confidencialidade: todas as informações pessoais submetidas à Casa da Mídia pelos usuários cadastrados são de caráter confidencial e serão de uso exclusivo da empresa para contato e divulgação de serviços próprios, os mesmos não serão disponibilizados a terceiros ou incorporado ao banco de dados da empresa para ações de marketing direto.

d. Cancelamento de cadastro: aos usuários cadastrados no site Casa da Mídia, é permitido o próprio cancelamento e exclusão do banco de dados do site mediante solicitação via e-mail. Para tal, é necessário solicitar o cancelamento através do e-mail: [email protected] de acordo com o Artigo 43, da lei nº 8.078 (Código de Defesa do Consumidor) Após este procedimento o cadastro será cancelado em até 48h.

A Casa da Mídia se reserva no direito, a qualquer momento, alterar os termos e condições de sua política de privacidade, sendo os novos termos e condições apresentados aos usuários, pessoas cadastradas e clientes, de forma que possam ter ciência da política de privacidade em vigor.

Lei aplicável e fórum responsável
Os termos da política de privacidade da Casa da Mídia estão sujeitos às leis da República Federativa do Brasil. Para desfazer quaisquer controvérsias que, direta ou indiretamente, decorram deste documento, elegemos a comarca da Capital do Estado de São Paulo, com a renúncia expressa de qualquer outra.