Guia MEI: Aprenda Passo a Passo para Ser um Microempreendedor

guia mei

Guia Completo do MEI – Microempreendedor Individual: Tudo que você precisa saber

1. Introdução

Empreender é um sonho de muitos brasileiros e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é o primeiro passo para muitos na realidade do empreendedorismo. Então este artigo serve como um guia definitivo para entender o que é um MEI, mas quem pode se tornar um e como navegar as muitas questões que surgem quando se é um MEI.

2. O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?

O Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, é uma categoria de empresário criada no Brasil com o intuito de formalizar profissionais autônomos e microempresários. Então através do registro como MEI, estes profissionais passam a ter CNPJ, podendo emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários, entre outras vantagens.

3. Requisitos para se tornar um MEI

Qualquer pessoa pode se tornar um MEI, desde que atenda a determinados critérios. Mas, esses incluem operar em uma lista específica de ocupações permitidas, faturar no máximo R$81.000,00 por ano e não ter participação como sócio ou titular em outra empresa.

4. Vantagens e desvantagens de ser MEI

Ser MEI tem tanto vantagens quanto desvantagens, que devem ser cuidadosamente consideradas antes de se registrar. Então, entre as vantagens estão a possibilidade de emitir nota fiscal, acesso aos benefícios previdenciários, e carga tributária reduzida. Já nas desvantagens, podemos citar as limitações no faturamento e a impossibilidade de ter sócios.

5. Como abrir um MEI

O processo de abertura de um MEI é bastante simples e pode ser feito online, através do Portal do Empreendedor. No entanto, é importante se preparar, reunindo uma lista de documentos necessários e escolhendo cuidadosamente a categoria de atividade que melhor se enquadra no seu negócio.

6. Obrigações do MEI

Apesar das facilidades e vantagens, ser MEI também envolve algumas obrigações. Entre elas estão o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a entrega da DASN-SIMEI, uma espécie de declaração de imposto de renda para o MEI.

7. Como encerrar um MEI

Se em algum momento o empreendedor decidir encerrar suas atividades como MEI, é importante saber como fazer isso corretamente para evitar problemas futuros. O processo inclui solicitar o encerramento no Portal do Empreendedor, emitir e pagar a DAS de encerramento, e, se for o caso, declarar o Imposto de Renda Pessoa Física.

8. Dicas para o sucesso como MEI

Se tornar MEI é apenas o primeiro passo na jornada empreendedora. Este artigo vai terminar com algumas dicas e conselhos úteis para ajudar os MEIs a prosperar em seus negócios.

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Politicas de Privacidade Casa da Mídia

A Casa da Mídia, agência brasileira de comunicação e marketing direto oferece seus serviços, desenvolvendo suas ações de planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias e ações estratégicas de comunicação com base em sua política de privacidade. Desta forma, mantém a integridade e segurança de suas ações, informações e uma relação ética com usuários, clientes e terceiros.

Site Casa da Mídia
Todo o conteúdo disponibilizado no site Casa da Mídia, incluindo textos, imagens, símbolos, vídeos, etc., é propriedade exclusiva da Casa da Mídia sendo protegidas pelas leis de propriedade intelectual. É de responsabilidade desta empresa também respeitar as leis de propriedade intelectual, disponibilizando quaisquer informações e materiais de acordo com a legislação em vigor.

a. Utilização das informações do site: é vetado ao usuário do site Casa da Mídia seja cadastrado ou não, copiar, distribuir, disponibilizar, modificar, reproduzir ou utilizar de qualquer forma as informações e conteúdo disponibilizado no site, se não para consulta e acesso aos produtos e serviços disponibilizados para uso exclusivo ao cliente dentro dos termos de utilização e segurança estabelecidos. Tão pouco é permitido vender tais informações e produtos a que tiver acesso.

b. Informações, atualização e funcionamento: é de responsabilidade da Casa da Mídia realizar a manutenção do site www.casadamidia.com, mantendo o mesmo atualizado com informações corretas e em funcionamento. Em caso de erros e falhas técnicas, os mesmos serão checados e deverão ser corrigidos dentro de um período necessário de manutenção a ser comunicado pela empresa, caso for solicitado por algum usuário. A Casa da Mídia não se responsabiliza por erros de funcionamento do site por motivos externos ao controle da própria empresa.

c. Confidencialidade: todas as informações pessoais submetidas à Casa da Mídia pelos usuários cadastrados são de caráter confidencial e serão de uso exclusivo da empresa para contato e divulgação de serviços próprios, os mesmos não serão disponibilizados a terceiros ou incorporado ao banco de dados da empresa para ações de marketing direto.

d. Cancelamento de cadastro: aos usuários cadastrados no site Casa da Mídia, é permitido o próprio cancelamento e exclusão do banco de dados do site mediante solicitação via e-mail. Para tal, é necessário solicitar o cancelamento através do e-mail: [email protected] de acordo com o Artigo 43, da lei nº 8.078 (Código de Defesa do Consumidor) Após este procedimento o cadastro será cancelado em até 48h.

A Casa da Mídia se reserva no direito, a qualquer momento, alterar os termos e condições de sua política de privacidade, sendo os novos termos e condições apresentados aos usuários, pessoas cadastradas e clientes, de forma que possam ter ciência da política de privacidade em vigor.

Lei aplicável e fórum responsável
Os termos da política de privacidade da Casa da Mídia estão sujeitos às leis da República Federativa do Brasil. Para desfazer quaisquer controvérsias que, direta ou indiretamente, decorram deste documento, elegemos a comarca da Capital do Estado de São Paulo, com a renúncia expressa de qualquer outra.